Ricota

SIM é caseira!!!
O post de hoje vou compartilhar a receita da minha ricota caseira e algumas curiosidades sobre ela:

Bom, desde que virei "dona de casa" tenho aprendido muita coisa, com amigos e familiares, com o google, o pinterest e o youtube.. Muita coisa dá certo, outras não..

A receita de hoje deu SUPER certo!

Você vai precisar de:
  • 1L de leite (azedo)
  • 200ml de àgua
  • 100ml de Vinagre (usei o de maçã)
Curiosidade: O meu leite foi um "aproveitamento" pois o mesmo já estava azedo, ISSO MESMO! Existiam duas caixas de leite perdidas na geladeira e eu resolvi reaproveitá-las. É importante frisar que o leite estava azedo, porem mantido na geladeira e não estragado fora da mesma, ok? Pois leite estragado não se pode consumir!

Prepare:

Em uma panela média despeje todo o leite e ferva por 15 minutos, em fogo médio, diminuindo quando for preciso para não derramar.
Não é só ferver, você precisa mantê-lo fervendo durante 15 minutos, ok?
Feito isso, desligue o fogo e despeje a água dissolvida com o vinagre mexendo sem parar. Assim que você acrescentar a água com vinagre vai perceber que o leite vai talhar, mexa por 3 minutos e descanse por 6 horas!
É interessante fazer a noite, deixe dormir e ao acordar continue o processo..
Após 6 horas de descanso, você vai perceber que temos uma consistência de RICOTA, coe com auxilio de uma peneira fininha (ou de um pano de prato) todo liquido, armazene em um recipiente com tampa e mantenha na geladeira!


Importante: Como é uma receita caseira sem conservante o tempo de consumo do produto é menor, então é necessário ser consumido em ATÉ 10 dias!!! Você vai perceber que não rende muito, a minha por exemplo rendeu 400 gramas.

Obs.: Eu definitivamente não sei se a receita daria certo com o leite normal, sem ter azedado, pretendo testar!

Experimentem! Eu juro que não fica com gostinho ruim, de coisa estragada ou azeda, muito pelo contrário, é DEFINITIVAMENTE uma forma de reaproveitar!
Ah! Você pode temperá-la também! Eu adicionei orégano a minha e deu um gostinho a mais!

Uma opção de consumo, fica muito bom!


Espero que experimentem e retornem pra me dizer o que achou, tá? 
Um xêro!


Comentários

  1. Uau, amei essa receita/dica... Amo ricota! Parabéns 💕💕 posta maaaais receitinhas 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofaaa!!! Vou compartilhar mais sim, pode deixar! ;* Quero ver a sua ein?

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui dicas, dúvidas e sugestões.

Seguidores

Postagens mais visitadas